terça-feira, 14 de junho de 2016

PHS lança Darci Borges como pré-candidato a vereador em Colombo

Pré-candidato Darci Borges



Por Jesiel Jeronimo, Jornalista


Darci Borges, 60 anos, natural de Pato Branco-PR, mora em Colombo desde 1993. Morador do bairro Rio Verde é casado com Inglacir Santos Borges. Pai de Thiago, Simone, Raquel e Abner todos adultos e avô de 04 netos: Otávio, Davi, Laura e Ana Luiza. Darci Borges é pré-candidato a vereador pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS).

Darci Borges saiu de Pato Branco aos 21 anos de idade para ser policial militar em Curitiba. Há época, em 1975, surgiu uma grande oportunidade profissional para trabalhar na empresa Orbram, referência em segurança. Darci Borges optou por deixar a polícia e engressar nesta nova etapa profissional que o levaria à trabalhar no município de Laranjeiras do Sul. No período de 1976 a 1988 foi vigilante com status de polícia num batalhão de 140 homens responsáveis pela guarnição na construção da Usina de Salto Santiago da Eletrosul.

Funções pastorais e profissional

Darci Borges é evangélico desde sua infância e já foi pastor de quatro igrejas Assembleia de Deus ao longo de sua trajetória pastoral. Seus trabalhos eclesiásticos tiveram início na adolescência a frente vários departamentos. Em Laranjeiras do Sul serviu a igreja Assembleia de Deus em praticamente todos os ministérios. Sua atuação o levou a consagração de diácono e logo foi consagrado presbítero quando assumiu a direção de uma congregação do então distrito Nova Laranjeiras do Sul. Ali ficou de 1988 a 1991. Nos dois anos seguintes serviu a igreja no templo sede auxiliando o pastor presidente.

Pelas diversas ocupações eclesiásticas Darci Borges resolveu sair da empresa de segurança e ficar à disposição da igreja. Nesse tempo acumulou trabalhos de motorista e segurança bem como passou a desempenhar atividades comerciais na venda de confecções. Esta atividade ele desempenha até a atualidade.

Em 1993 Darci Borges fixa residência em Colombo. Suas habilidades profissionais e eclesiásticas lhe renderam convites para novamente exercer funções ministeriais. Em 1998 foi designado pelo então presidente da igreja Assembleia de Deus em Curitiba, pastor José Pimentel de Carvalho, para dirigir a congregação em Colombo no bairro Alto da Cruz. Nela ficou até o ano de 2004. Na sequência assumiu a congregação do Jardim Eucalipto onde pastoreou até o ano de 2005.

Darci Borges e sua esposa Inglacir Santos
Em 2006 as igrejas Assembleia de Deus de Colombo (42 congregações), filiadas a igreja em Curitiba, foram emancipadas. Pastor Edilson Santos Siqueira assumiu a presidência da agora igreja Assembleia de Deus - Ministério de Colombo, por indicação do pastor José Pimentel de Carvalho. Em 2007 o presbítero Darci Borges volta a pastorear igreja, agora a congregação no Jardim Monza e nela permanece até o ano de 2010. De lá para cá congrega no templo sede e desempenha funções de segurança e portaria/administrativa. Paralelamente continua seus trabalhos de venda de confecções e divulgações comerciais com seu carro de som. Em 2012 foi consagrado evangelista pela ordenação do pastor Edilson Siqueira.

Trabalhos políticos

Em Laranjeiras do Sul sempre foi convidado para trabalhar e coordenar equipes em campanhas políticas de pleitos municipal e estadual. Atuou em campanhas vencedoras de prefeitos e deputados estadual e federal. Em Colombo não foi diferente. Sua forma carismática e cordial com as pessoas o coloca outra vez no ambiente político. Nesta cidade também logrou êxito para seus candidatos ao longo de 13 anos. Darci Borges conhece todas as regiões do município.

Pré-candidatura

Por conhecer Colombo e suas necessidades Darci Borges resolve encarar o Projeto Cidadania Vencer, projeto de iniciativa da igreja Assembleia de Deus em parceria com o partido PHS. Se confirmada sua candidatura, pretende lutar por melhorias na vigilância sanitária propondo projetos para atender por exemplo a questão de animais nas ruas. 

Mobilidade urbana é outro tema que incomoda Darci Borges. Focado nos pedestres e usuários do transporte público percebe que os abrigos dos pontos de ônibus precisam de constantes manutenções. Sua atuação como legislador e fiscalizador do Poder Executivo será a de cobrar suas responsabilidades. Outra área é a saúde. Darci Borges pratica corridas e caminhadas pela cidade. Esta simples pratica lhe rendeu melhoras em sua saúde pessoal e participações em campeonatos. Saúde e esporte também lhe abriu a mente para propor projetos nesse sentido para o município. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário