terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Engenheiros criam ar-condicionado de pulso; entenda


Engenheiros desenvolveram pulseira térmica que resfria a temperatura corporal

Com temperaturas beirando os 40ºC, andar pelas ruas é quase uma aventura escaldante e desanimadora. Muitos sonham com a possibilidade de ter um ar-condicionado portátil para se refrescar durante seu trajeto pela cidade.

Os engenheiros do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos, resolveram transformar essa ideia em realidade ao desenvolverem o “Wristify”, uma pulseira térmica, que lembra mais um relógio de pulso, e serve para modificar a temperatura corporal.

Com sensores instalados por todo protótipo, a pulseira consegue varias a temperatura em uma média de 0,4ºC por segundo. Com isso, quando for comercializado, poderá ser usado tanto no calor quanto no inverno, uma vez que é capaz de aumentar a temperatura corporal.

Os inventores, além de proteger a pele humana, querem preservar o meio ambiente, porque o ar-condicionado consome muita energia. A ideia fez tanto sucesso, que a equipe recebeu um prêmio de incentivo de cerca de R$ 22 mil em um concurso interno do MIT. Com a verba, eles podem aprimorar o projeto para que possa ser vendido para o público carente por um ventinho amigo.

Fonte: Jornal Metro

Nenhum comentário:

Postar um comentário